quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Último Atlante???

Já que estou ainda no começo do blog explicarei o porque de seu nome. "Memórias e idéias" é para ficar mais filosófico e reflexivo mesmo; agora o último atlante requer uma explicaçãozinha de 600 páginas, porém resumirei aqui em apenas um postagem. Atlante é aquele que descende de Atlantis ou Atlântida... (age of aquarius tocando ao fundo) Antes que pense que sou apenas um hippie sem noção que gosta destas coisas esotéricas, explicarei o porque deste título. Não que eu seja ou realmente acredite que seja o ultimo atlante, detalharei bastante porque este é o tema do quadrinho que estou criando, portanto parte é a minha compreensão dessa história. O conceito por trás disso vem da mitologia, onde Atlântida foi devastada e sumiu do mapa após ser engolida pelas águas(entre outros desastres como terremotos e vulcões). Porém o motivo dela ter sumido foi a ganância, o egoísmo, o racismo dentre outros defeitos encontrados na sociedade moderna. Supostamente Atlântida teria uma tecnologia avançadíssima até mesmo em genética, uso de cristais, manipulação de energia, etc. Apesar de tudo, é dito também sobre esse continente que o povo era muito evoluído espiritualmente antes de começarem a deixar a espiritualidade para se concentrar em tecnologia, economia, política, ou seja, poder!
Após esse fanatismo pelo poder sobraram poucos com grande espiritualidade, os quais tinham amor pela natureza e por toda a vida na terra e eram "da paz" e tudo mais. Após a inundação do continente alguns deste sábios conseguiram sobreviver migrando em barcos.(arca de noé?)
Finalizando, essa história fala de uma civilização altamente desenvolvida cega pela tecnologia e o poder que ela causa sem se dar conta de que está se destruindo.(isso me lembra algo...)
Os poucos que sobreviveram espalharam todo esse conhecimento. Por curiosidade e por gostar de mitologia me penso como parte destes pensadores. Percebo que estamos no mesmo barco.

Será que só eu percebo a ligação entre a lenda e digamos a nova civilização capitalista?
...até o império romano caiu, estados unidos está bambo, mas quem vai cair, se cair não vai ser só ele não é?...

Um comentário:

  1. Gostei do nome.

    E acho que para chegar ao assunto de queda de uma civilização não é preciso ir tão mitológicamente longe (XD). Império Romano, Império Napoleônico, Império Nazista e outros são exemplos reais do que pode acontecer e já aconteceu.

    Esse tema me lembra um projeto (banda) muuuuito bom, caracterizado como Progressive Metal, chamado Ayreon. O projeto é desenvolvido pelo compositor alemão Arjen Anthony Lucassen que, através dos álbuns lançados, conta uma história bem diferente sobre a origem dos seres humanos e uma tentativa de salvá-los. Detalhe: é "ficção científica", então é uma viagem sem igual. Recomendo e posso te mostrar se quiser.

    Mas conta ae, por que você acha que estamos "indo para o buraco"? Eu acho que um dos principais motivos é a alienação (pq será q a palavra lembra aliens? XD) de uma forma geral (que pode ser gerada pelo capitalismo, apontado por você como um dos motivos). Tinha começado uma discussão sobre o crescimento desta e, principalmente, sobre o impacto da evolução tecnológica no mesmo. Posso te encaminhar a discussão por e-mail caso queira.

    Mudando um pouco de assunto: como está esse quadrinho? Você já tem algo pronto? Pretende postar aqui ou no deviantArt (ou n.d.a.)?

    Flw, Rafael
    Boa sorte com seu blog. Passarei aqui para ver os novos posts. ;)

    Daniel Gimenes
    onbytes.blogspot.com

    ResponderExcluir